

Equipe de Acólitos
A Igreja Católica Apostólica Romana é uma Igreja Ministerial; isto é, uma Igreja onde existem muitos serviços a serem realizados. Muitas pessoas sentem-se chamadas a prestar algum tipo de serviço à comunidade cristã, participando de algum tipo de ministério. É assim que acontece, também, com as crianças e adolescentes que se sentem chamados a serem acólitos.
Os acólitos não são apenas enfeites. Eles servem o altar, acompanham o celebrante, cantam, rezam, participam. Eles desempenham um ministério (serviço) muito importante durante as celebrações litúrgicas.
O ACÓLITO, através deste ministério, é chamado a participar da Igreja e assumir um compromisso com a comunidade.
O Coroinha tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dá testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos como outrora ao jovem Samuel, a Tarcísio, à Maria Goretti a dar sua contribuição na construção do Reino de Deus no ambiente onde está inserido, seja na família, no grupo de Coroinhas, na comunidade, na escola, etc.
Por atuar diretamente nos serviços do altar e da comunidade o Coroinha também tem por missão, o zelo pela comunidade como ambiente de oração, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.
Por atuar diretamente nos serviços do altar a espiritualidade central do Coroinha é a espiritualidade eucarística. O Coroinha, em cada celebração eucarística, torna-se pequeno guardião e defensor da sacralidade da Eucaristia. É chamado a dar testemunho da presença real de Cristo na Eucaristia e das bênçãos que Ele derrama em sua Igreja. A piedade, a oração, a adoração a reverência e gosto pelos demais sacramentos também são marcas da espiritualidade que o Coroinha deve cultivar em sua vida